Pular para o conteúdo principal

Resenha Crítica do livro Jogos Vorazes

 Título: Jogos Vorazes

Título original: The Hunger Games

Autora: Suzanne Collins

Tradutor: D' Alexandre D' Elia

Editora: Rocco Jovens Leitores

Ano de Lançamento: 2010

Volume:1

Que a Sorte esteja sempre a seu Favor!

Antigamente no Império Romano era usado a política do Pão e Circo(panem at circenses) que se baseava em enormes arenas com grandes espetáculos sangrentos envolvendo  gladiadores, animais ferrozes, corridas de bigas, quadrigas, acrobacias etc. Além  disso era realizado mensalmente a distribuição  de cereais que garantiam que a plebe não  morresse  de fome e tampouco de aborecimento. A origem de Panem at circenses vem de uma sátira do humorista e poeta romano Juvenal que criticava a falta de informação  do povo romano, que não timha quaisquer  interesses políticos.  Através disso, Suzanne Collins trabalha sua crítica  à  sociedade e  à  mídia com seu livro "Jogos Vorazes" dividido em três  partes primcipais, sendo o ato I - Partida nesse primeiro momento vemos a heroína  em seu ambiente  natural seguido pelo chamado da aventura e o encontro com o mentor. Já  no ato II - Iniciação, vemos a heroína entrar num mundo desconhecido, a entrada na arena  assim como as provações , aliados e inimigos. A provação difícil  ou traumática  e a recompensa  por ter vencido a morte. O ato III - Retorno, mostra-nos o caminho de volta  de Katniss, a ressureição  do herói (cerimônia de coroação  com o presidente Snow) e a volta para seu distrito.

O livro acontece  num futuro distópico, onde a América  do Norte foi destruída  e surgiu uma nova nação  chamada Panem . Panem é formado por 12 distritos , cada distrito seria como se fosse uma cidade que tem sua metrópole  a "Capital". Uma das formas de oprimir e demonstrar a força  de Panem é  com o chamado "Jogos Vorazes". Os Jogos Vorazes seria uma competição  anual transmitido  ao vivo pela televisão , em que um garoto e uma garota entre doze e dezoito anos de cada distrito são seleccionados  e obrigados a lutar  até a morte, com isso Katniss Everdeen se voluntaria no lugar  de sua irmã  Primose Everdeen. Junto com Katniss é  selecionado o padeiro Peeta Melark que no passado ajudou a mesma com pedaços  de pão.  Se vencer terá  fama e dinheiro. Se perder morre!

A história  de um reality show em que adolescentes  são  forçados  a matar um aos outros parece transmitir uma mensagem de violência  para o público  de faixa etária  dos jogadores. No entanto, o livro Jogos Vorazes, se propõe  ser um alerta  para o que pode ocorrer com o mundo caso as pessoas não cuidem dele e no livro, a injustiça da nação  Panem é  o que restou  da América  do Norte , vítima  de uma série  de  catástrofes naturais. O livro é uma reflexão ,um espelho dos nossos tempos. Ela é um aviso de que nós  precisamos nos unirmos e nos salvarmos de um futuro que pode  ser  parecido  com o Jogos Vorazes.

Menos romântica  e fantasiosa, se comparada com os sucessos adolescentes  qud o procediam -  Crepúsculo  e Harry Potter- o livro traz, uma mensagem  educativa. Essa mensagem  é transmitida  principalmente  pela heroína  Katniss Everdeen ,uma menina de 16 anos que encara a bondade, a coragem, a responsabilidade  e o amor pela natureza. Além  disso é uma reflexão  como disse anteriormente  um espelho dos nossos  tempos, fome generalizada, crianças  enviadas para o matadouro da guerra, colapsos ambientais, atos terroristas e guerra nuclear são  coisas erradas. Posicionando-se contra esses temas, Suzanne Collins  nos traz uma história  linda.

Esse livro cria um novo mundo  de aventura, tragédias , invenções  e, claro um triângulo amoroso. Ela faz drásticas  narrativas paralelas também. Como leitores, nós  nos importamos com os personagens  e queremos desesperadamente  que tudo acabe bem . Essa razão que faz com que os adolescentes  gostem  do livro, mesmo que o romance não seja o foco principal.

Jogos Vorazes é um livro inspirado na mitolgia grega  de Teseu e o Minotauro que bebendo nas melhores  fontes de ficção  científica, Suzanne Collins  faz uma dura crítica  a sociedade  do espetáculo atual e prende a atenção do leitor da primeira à última  página com um romance envolvente  e perturbador . O livro serve  para os adolescentes por tratar de temas da nossa sociedade, como por exemplo, um reality show e para adultos também. 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha crítica do livro "Strange Angels" de Lili St. Crow

Zombi não são inteligentes! e como são. O gênero de infant. juvenil está aparentemente ligado com a formação dos adolescentes junto com a psicologia e a formação de escolaridade. O primeiro contato com o livro sempre é crucial na hora de identificar a personalidade e por consequência seu determinantes sociais. Sem isso gera conflitos familiares e em alguns casos analfabetismo. A formação do estudante segundo Paulo Freire caracteriza-se pelo encontro onde se preocupa com três fatores essencias: a investigação, a tematização e a problematização. São respectivamente entender o mundo, compreender significados e questionamento crítico. Com isso a autora Lili St. Crown dramatiza em um ambiente familiar conflituoso e com uma peculosidade - ser órfão aos 16 anos. No livro temos a introdução da jovem voltada para a primeira parte onde relaciona-se com a invasão residencial com seu pai zombi. Já na segunda parte temos o encontro do jovem que será seu aliado na jornada. No terceiro ato e por cons...

Resenha Crítica do livro "Predestinados" de Josephine Angelini

  O destino os uni-o, os Deuses os separaram Na Grécia Antiga com o surgimento da filosofia entre o século VII a.C ao VI a.C desenvolveu a chamada ágora (espécie de debate sobre temas acerca da economia ,política e desenvolvimento das cidade-estado). Antes existiam a teoria do mito que é uma forma de concepção intuitiva da tradição cultural em que secularizava-se causando a morte da consciência mítica. Entretanto existiam os pré-socráticos que acreditavam em procurar uma explicação para mundo, entre eles o chamado Parmênides e Heráclito sendo respectivamente a teoria do imobilismo juntamente com a unidade de essência que seria infinita ,indivisível ,imutável e imóvel. Já para Heráclito defendida a tese de que tudo flui e está em constante movimento(fluxo perpétuo) com o Archer fogo que indica a constante agitação e com os dois filósofos juntos formam o pluralismo filosófico. No livro de Josephine Angelino chamado "Predestinados encontra-se a personagem Helen Hamilton que tem f...