Nosso país tem uma longa história com os negros, desde a nossa colonização com o tráfico negreiro entre os séculos XV e XVII, com um número menor de 70.000, do que no século XIX, quando eram 1.900.000 por conta da economia açucareira e os famosos engenhos de açúcar. Em nosso país vem existindo racismo desde então e a sua criminalização não será a solução adequada.
Por conta da colonização, hoje temos uma matriz pluricultural,ou seja, são várias culturas em um mesmo país. Mesmo com essa diversidade, há uma parcela da população que ainda é racista por conta da ignorância e, muitas vezes, medo do diferente. Essas pessoas não sabem reconhecer a importância da colonização do Brasil e não será uma lei que irá mudar isso, só ao contrário vai deixar mais tensas as relações entre os povos.
Uma forma de resolver o problema seria através de um trabalho de conscientização da sociedade para o fim do preconceito dos negros pela sua importante participação em nossa história, participando no processo de formação do povo brasileiro. O problema é que existem muitos negros que não aceitam a si mesmos.
Portanto é necessário criar acessibilidade para a história dos negros originados desde o século XV que querendo ou não,fazem parte da nossa história assim como incentivá-los a assumirem sua cor. A criminalização só existe por conta da ignorância da importância dos negros na história.
Comentários
Postar um comentário