Pular para o conteúdo principal

Criminalização e racismo: povos negros no Brasil.

Nosso país tem uma longa história com os negros, desde a nossa colonização com o tráfico negreiro entre os séculos XV e XVII, com um número menor de 70.000, do que no século XIX, quando eram 1.900.000 por conta da economia açucareira e os famosos engenhos de açúcar. Em nosso país vem existindo racismo desde então e a sua criminalização não será a solução adequada.

Por conta da colonização, hoje temos uma matriz pluricultural,ou seja, são várias culturas em um mesmo país. Mesmo com essa diversidade, há uma parcela da população que ainda é racista por conta da ignorância e, muitas vezes, medo do diferente. Essas pessoas não sabem reconhecer a importância da colonização do Brasil e não será uma lei que irá mudar isso, só ao contrário vai deixar mais tensas as relações entre os povos.

Uma forma de resolver o problema seria através de um trabalho de conscientização da sociedade para o fim do preconceito dos negros pela sua importante participação em nossa história, participando no processo de formação do povo brasileiro. O problema é que existem muitos negros que não aceitam a si mesmos.

Portanto é necessário criar acessibilidade para a história dos negros originados desde o século XV que querendo ou não,fazem parte da nossa história assim como incentivá-los a assumirem sua cor. A criminalização só existe por conta da ignorância da importância dos negros na história.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Resenha crítica do livro "Strange Angels" de Lili St. Crow

Zombi não são inteligentes! e como são. O gênero de infant. juvenil está aparentemente ligado com a formação dos adolescentes junto com a psicologia e a formação de escolaridade. O primeiro contato com o livro sempre é crucial na hora de identificar a personalidade e por consequência seu determinantes sociais. Sem isso gera conflitos familiares e em alguns casos analfabetismo. A formação do estudante segundo Paulo Freire caracteriza-se pelo encontro onde se preocupa com três fatores essencias: a investigação, a tematização e a problematização. São respectivamente entender o mundo, compreender significados e questionamento crítico. Com isso a autora Lili St. Crown dramatiza em um ambiente familiar conflituoso e com uma peculosidade - ser órfão aos 16 anos. No livro temos a introdução da jovem voltada para a primeira parte onde relaciona-se com a invasão residencial com seu pai zombi. Já na segunda parte temos o encontro do jovem que será seu aliado na jornada. No terceiro ato e por cons...

Resenha Crítica do livro "Predestinados" de Josephine Angelini

  O destino os uni-o, os Deuses os separaram Na Grécia Antiga com o surgimento da filosofia entre o século VII a.C ao VI a.C desenvolveu a chamada ágora (espécie de debate sobre temas acerca da economia ,política e desenvolvimento das cidade-estado). Antes existiam a teoria do mito que é uma forma de concepção intuitiva da tradição cultural em que secularizava-se causando a morte da consciência mítica. Entretanto existiam os pré-socráticos que acreditavam em procurar uma explicação para mundo, entre eles o chamado Parmênides e Heráclito sendo respectivamente a teoria do imobilismo juntamente com a unidade de essência que seria infinita ,indivisível ,imutável e imóvel. Já para Heráclito defendida a tese de que tudo flui e está em constante movimento(fluxo perpétuo) com o Archer fogo que indica a constante agitação e com os dois filósofos juntos formam o pluralismo filosófico. No livro de Josephine Angelino chamado "Predestinados encontra-se a personagem Helen Hamilton que tem f...